Senado avança com proposta que acaba com reeleição e amplia mandatos para 5 anos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) o texto-base de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe mudanças significativas no sistema político brasileiro. A proposta prevê o fim da reeleição para prefeitos, governadores e o presidente da República. Em contrapartida, o mandato para todos os cargos eletivos será estendido para 5 anos.

Outro ponto relevante da proposta é a unificação das eleições municipais e gerais a partir de 2034. Com isso, será realizado um único pleito para eleger presidente, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores.

A medida também reduz o tempo de mandato dos senadores, que passará de 8 para 5 anos, com transição a partir de 2026. Para os defensores da PEC, essa mudança trará economia, mais simplicidade ao processo eleitoral e reduzirá o clima de disputa constante no país. A proposta agora segue para o plenário do Senado, onde precisará ser aprovada em dois turnos antes de seguir para análise da Câmara dos Deputados.

Postar um comentário

0 Comentários