O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), assinou no último sábado (7) a ordem de serviço para a instalação de 632 luminárias de LED no município de Aliança, na Zona da Mata Norte. A ação integra a 5ª etapa do programa Ilumina Pernambuco e representa um investimento estadual de R$ 742.521,70.
A iniciativa visa modernizar e regularizar a iluminação pública em áreas de maior vulnerabilidade social, com foco na prevenção da violência, melhoria da mobilidade urbana e valorização dos espaços públicos. A substituição por lâmpadas com tecnologia LED garante maior eficiência energética, durabilidade, melhor qualidade da luz, menor poluição luminosa e mais resistência a intempéries.
Representando o Estado, o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Francisco Sena, esteve no município para oficializar o início da obra ao lado do prefeito Pedro Freitas. “Estamos em Aliança para dar ordem de serviço de mais de 600 lâmpadas do programa Ilumina Pernambuco, mais uma etapa que se inicia iluminando o município, melhorando a urbanização, a segurança pública e a qualidade de vida dos pernambucanos. É o governo trabalhando da Zona da Mata, do cais ao Sertão, e investindo realmente na urbanização dos municípios pernambucanos”, afirmou.
O prefeito de Aliança, Pedro Freitas, destacou a importância da parceria com o governo do Estado na promoção de melhorias urbanas. “Esse é um programa importante para dar uma qualidade de vida melhor às pessoas e melhorar a segurança", declarou.
A execução do serviço ficará a cargo da empresa TradeTek, responsável pela instalação das novas luminárias. O responsável técnico da empresa, Lourinaldo Chateaubriand Magalhães, ressaltou os benefícios esperados com a intervenção. “Já identificamos os pontos de melhoria. Isso vai trazer um benefício muito grande para a cidade na iluminação pública e também na gestão municipal, porque a LED acaba reduzindo custos com energia. A nossa expectativa é cumprir o contrato a 100% e entregar os benefícios previstos”, explicou.
O projeto em Aliança tem conclusão prevista para agosto e está alinhado às diretrizes do programa Juntos Pela Segurança, coordenado pela Secretaria de Defesa Social, que prioriza intervenções em territórios historicamente negligenciados. O Ilumina PE é um dos braços operacionais dessa política pública, reforçando o compromisso do Estado com a inclusão social e a promoção de cidades mais seguras e acolhedoras.
0 Comentários