A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação 101, mirando uma organização criminosa internacional envolvida no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A operação, realizada em cinco estados brasileiros, incluiu mandados de prisão e busca e apreensão em Carpina e outras cidades pernambucanas.
Em Pernambuco, mandados de prisão preventiva foram cumpridos no Recife, Carpina e Vitória de Santo Antão. Já as buscas aconteceram em São Lourenço da Mata, Pesqueira, Caruaru e outras localidades. Em Carpina, as ações se concentraram no loteamento Santana.
As investigações tiveram início há mais de um ano e resultaram em importantes apreensões, incluindo 650 kg de cocaína interceptados no Porto de Pecém, Ceará, em parceria com a Receita Federal. A droga tinha como destino a Austrália, onde dois membros do grupo foram presos pela Australian Federal Police.
Com o apoio de 120 agentes, foram cumpridos 24 mandados de busca e 11 de prisão preventiva, além do sequestro de bens em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná, São Paulo e Amazonas. No exterior, a Polícia Judiciária de Portugal também realizou diligências, já que um dos líderes da organização estaria residindo no país.
A operação foi nomeada "101" em referência à BR-101, rota que conecta diferentes regiões do Brasil. A organização criminosa, inicialmente desarticulada no Rio Grande do Sul pela Operação Hinterland, expandiu suas atividades para o Nordeste e outros estados. Os envolvidos enfrentam acusações graves, com penas que podem ultrapassar 40 anos.
Participe do nosso canal no WhatsApp e receba notícias em primeira mão! Clique aqui
0 Comentários